contador de visitantes

7.6.09

“I hate this job...

… I wanna go home.”

Data: 07/05/09
Hora Local (Nápoles - Itália): 12h17
Hora do Brasil: 07h17


Senta que o papo é longo.

Minha empolgação pra escrever as dezenas de coisas boas se acabou hoje, mas eu vou falar assim mesmo pra não passar em branco.

Em Málaga foi bacana, andei a cidade toda de bike e fazia calor, então a praia estava interessante também, porque a cada 3 mulheres, 1 fazia top less. E como eu já nem gosto das espanholas, a praia tava chaaata. Ah, e eu já ia esquecendo, mas finalmente entrei no “Museo Picasso Málaga”, e fiquei meio espantado de ver obras do Picasso assim, de pertinho. Nunca na minha vida eu esperei tal coisa, e ver coisas do mestre assim, com seus próprios olhos, a olho nu, foi meio arrepiante. Coisas do tipo rascunhos, sabe? Coisa linda. E esculturas dele também, que eu nem sabia que ele fazia. Mas fazia e fazia bem, coisas de ferro lindas! E, por fim, encontrei a casa que ele morou. Assim, não sei onde ele nasceu, mas sei que não viveu em Málaga por muito tempo, e depois de famoso morou muito tempo em Paris. Mas, todavia, no entanto, por suposto, conheci a casa que é conhecida como a “casa dos pais do Picasso”. Putz, arrepiante de novo. E ele morreu em 1975, né? Nem faz tanto tempo assim, e eu nem sabia disso. Enfim, eu tinha mais pra falar de Málaga, mas já chega então.

Cartagena foi o de sempre, sem grandes novidades. Cidade bonita, mas sem nada muito interessante.

Em Barcelona foi alucinante. Tive day off, finalmente. Fui cedo com o Victor (Peru) ao estádio do Barcelona. Longe pra kct, mas eu sabia o caminho (cof cof, é lindo isso de ‘saber o caminho’) e fomos correndo de bike e chegamos mortos de cansados. Bom, pra entrar pagamos 17 euros. Eu paguei sem pensar, porque se pensasse demais eu não ia pagar. Mas vale a pena, porque o estádio é um ponto turístico e ta cheio de gente todo tempo. Assim, plena quarta-feira e entupido de gente. E tem muitas coisas pra ver lá, como o campo em si, um vídeo em 3-D, cabine de imprensa, vestiários, cabines de transmissão, loja oficial e o melhor de tudo que é o museu. E no campo estava sendo montado um palco para o show nada mais, nada menos do que U2! Então, tiramos muitas fotos. E nesse dia eu tinha futebol com a galera do navio, então saí correndo do estádio (irônico isso de sair correndo do estádio pra jogar futebol; mas quem dera que o jogo fosse no estádio do Barcelona) e voei até o navio, chegando mais cansado ainda (o Victor ficou lá no museu). Enfim, encontrei com o povo, fomos pro jogo. Jogamos, empatamos, deu briga no final e chegamos tarde no navio e quase ficamos em Barcelona e eu me cansei um monte. Estava esgotado mesmo, de verdade. Mas sabe de uma coisa? Foi muito foda tudo isso. E vendo no mapa, já conheço metade de Barcelona, somente em duas estadas aqui. Isso me deixa feliz. Já conheço o centro, sul e oeste. Me falta só mais ao norte e a leste, que na próxima parada já vou dar um jeito de conhecer. A cidade nem é tão grande assim, deve ter o tamanho de Curitiba. Ah, e o estádio deve ficar como que uns 10km do porto. Ou seja, andei 20km de bike, mais futebol, mais trabalho... puff!

Em Mônaco foi lindo também, porque dei várias voltas no circuito, de bike, e dessa vez na direção certa. Fiz uma volta correndo na bike pra marcar tempo, só que tem trânsito, turistas pra kct, principalmente na frente do cassino, e várias outras coisas pra atrapalhar, sem falar no meu dia anterior cansativo. Mas mesmo assim consegui fazer em 07:20’850. Pra mim isso é um puta tempo bom. Sem todas essas variáveis, acho que eu conseguiria fazer em 5 minutos ou menos. Se um carro de F1 faz em 01:20 até que eu to bem, né? Enfim, depois disso ainda achamos praia em Mônaco. Não é a coisa mais linda do mundo, mas a água é transparente e as mulheres fazem top less. Ui! Well, foi um dia cansativo também.

Em Civitavecchia só andei de bike com o Pereira (Portugal) e tiramos umas fotos boas, mas nada demais sobre a cidade também. É feia e suja.

Hoje estamos em Nápoles, e é aí que começa o problema. Eu teria day off hoje de novo. Todo mundo tem tido mais de 1 day off nesse cruzeiro e alguns tiveram 3. Eu teria meu segundo, mas cheguei 5 minutos atrasado. Já era dito em reunião que atrasos significavam perder o day off. Eu já sabia disso, mas eu acho 5 minutos algo muito filhodaputa pra te tirar algo tão importante. Não existe tolerância. Um minuto de atraso já me seria suficiente pra perder meu vergonhoso day off. Só que o que mais me deixa puto em tudo isso é que o vagabundo idiota fdp do supervisor tava na escada me esperando. Era o gostinho que faltava pra ele, de me tirar o day off por conta do meu atraso. Ele saboreou essa com muito gosto. Eu tava chegando e tava ele lá, já me esperando, olhando pro relógio. Só me disse “você sabe o que acontece, né?”, eu só fiz que sim e segui meu rumo. Ele me fez assinar o livro de atrasos, como de costume já, e disse o que eu já sabia, que eu não teria day off. Eu nem respondi nada, não abri a boca pra nada. Ele conseguiu o que queria. E como ele não se contenta, ele deu o MEU day off pro Victor, que já havia tido 2 neste cruzeiro. E, pra piorar, o Victor se atrasou esses dias atrás, porque o idiota foi dormir durante seus 30 minutos de break e não acordou até que eu ligasse na sua cabine. Se atrasou 20 min, assinou o caderno de atrasos, mas no dia seguinte ganhou day off. Depois no outro dia mais um. E hoje ele ganhou o meu de presente. Então, putaqueopariu, por que só comigo isso? Já não bastava o idiota tirar meu day off, ele teve que dar pro meu melhor amigo aqui só pra me ofender de verdade, porque ele sabe que eu implico com o Victor que ele tem o melhor horário, que tem um break de 6 horas todos os dias e que nem precisa de day off nunca. Eu, com day off, tenho 7 horas livres. Ele tem 6 todos os dias e com day off tem 9. Então, porra! Tenho razão de ficar puto ou não? E eu não tenho reclamado de nada mais. Vejo gente fazendo cagada e nem digo nada. Vejo gente que chega tarde, gente que sai mais cedo, e finjo que não vi. Mas quando eu me atraso 5 minutos ta lá o fdp me esperando pra me foder.

Outro dia me disse que vai me passar pra staff mess no próximo cruzeiro. Só pra implicar, eu disse que tava gostando de trabalhar na crew mess e que nem queria. Claro, de raiva ele vai me mudar, porque ele não pode me deixar fazer o que eu gosto, ele tem que me deixar num lugar onde eu seja infeliz. Mas sinceramente eu prefiro continuar na filipino [crew] mess, porque o idiota fala como se estivesse me fazendo uma gentileza de me mudar, pra parecer bonzinho. Mas no meu primeiro atraso ele vai me voltar pra crew mess de castigo, só pra ter o gostinho de foder comigo mais uma vez. Então, sendo assim, já prefiro continuar ali mesmo nessa merda, que daí ninguém fica com cara de bonzinho.

Meu, ele é muito ignorante. Eu tenho raiva disso, porque eu odeio gente ignorante. Mas é o tipo de pessoa que nunca estudou na vida. Que virou garçom no México porque não sabia fazer nada até cair de gaiato num navio. E depois de 17 anos trabalhando nisso virou supervisor. Então a pessoa é burra mesmo. Uma vida inteira sendo garçom o cara fica burro mesmo. Aliás, nunca chega a ser inteligente. Se eu continuar nessa vida, é o mesmo caminho que eu sigo. É por isso que não quero continuar. Tenho me sentido mais burro. De que adianta uma vida inteira estudando pra chegar aqui e virar garçom? Nem quero, muito obrigado. Por isso que hoje fui falar com o P&T Manager, o cara que comanda as funções e tals. Pedi pra me mudar de setor, mas a política da empresa é filhadaputa e te obriga a finalizar um contrato primeiro, pra que você prove que pode viver em navio e, aí então, eles te mudam se você tiver currículo pra isso. Ou seja, não posso mudar. Então falei que queria ir embora. Isso significa que eu vou precisar pagar o meu vôo. Enfim, eu não posso pagar. É caro e não tenho essa grana. O que fazer? Vou ficar aqui mais 2 meses infeliz nessa merda de trabalho só porque sou incapaz de pagar minha passagem de volta pra casa. Mais dois meses “me aburrando”, mais dois meses tendo que olhar pra cara desse mexicano e tendo que aturar a burrice dele.

Essa de se sentir impotente é uma merda. Essa de “eu quero, mas não posso” é a pior coisa que existe. Essa de conhecer o mundo é a única coisa boa que existe aqui e é por isso que eu vim e por isso que ainda tenho um suspiro pra continuar aqui, mas o preço que se paga por isso é caro demais, é um trabalho escravo. No nosso contrato diz que devemos trabalhar 13 horas por dia, mas na realidade a gente trabalha 11. Eles fazem isso pra parecerem bonzinhos, como se estivessem fazendo um favor e, assim, poder foder com a gente como querem, jogar na cara que o contrato diz 13h por dia, sem dia de folga. Então se te mandam trabalhar mais num dia, você não pode discutir. Ser te tiram o dia de folga, você não pode abrir a boca. Como diz o outro filhodaputa assistant Maitre D’, “se você trabalha só 11h, se você tem day off, se você tem break pra comer, é porque a gente deixa você ter” e em troca eles podem te explorar como quiserem. Cruzeiro passado ninguém teve day off. E quem é que pode discutir? Tem gente tendo 3 day off, tem gente que fica sem day off, como eu que sempre fico. E aí, que que eu posso fazer? Reclamar que também mereço porque trabalho bem? Nada, o idiota vai dizer “ele merece porque não se atrasa”. Meu, você pode ser o melhor funcionário do mundo, o mais rápido, o mais esperto, mas se chega 1 minuto atrasado você passa a ser irresponsável e perde todos os “favores” que te fazem, porque não dá nem pra chamar de “direitos”, porque isso a gente não tem aqui. Temos só deveres, mas direitos não temos nenhum. E a raiva é muito grande, porque eu sei que trabalho bem e vejo o tanto de gente anta trabalhando aí, que não abre a boca pra nada, se dando bem. Ou puxa-saco, porque isso também tem de monte. É esse tipo de gente que eles gostam, que não abra a boca pra nada, que trabalhe igual um cavalo sem olhar pros lados. E, sinceramente, eu não sou assim, muito menos puxa-saco, e esse trabalho não é pra mim apesar de eu saber que faço essa merda bem. E a outra raiva que me dá é que o desgraçado sabe que eu sou bom. Sem mentira, eu sou o único que sabe trabalhar nas 3 mess (crew, staff e officer’s). Ele fala de me mandar pra staff mess porque aquilo lá ta uma merda ultimamente e sabe que eu posso dar jeito. To agora na crew mess porque o idiota gosta de me ver sofrer, mas já trabalhei 2 meses direto na staff e eu era bom lá, sem falar que fiz também mais de 2 meses o serviço dos head waiters na officer’s mess e fazia muito bem, tanto é que eles gostavam de mim e não queriam que eu saísse, e agora eu trabalho à noite na officer’s também pra cobrir o guri que entrou no meu lugar no serviço dos head waiters (isso é outra idiotice grande, porque o burro me tirou disso com a desculpa de que precisava de mim na crew mess, só que agora me bota no lugar do guri porque falta gente na officer’s. Ou seja, era muito mais fácil ficar como estava, só que ele mudou pra me foder de novo). Fora isso, eu fui 2 dias já pra trabalhar no dinning, que é restaurante de passageiros, bem xiques, em dias de muito movimento. O idiota me mandou lá porque sabia que eu era bom e capaz de fazer isso. Ele não teria mandado alguém ruim. E eu sou o único assistant buffet steward que já fez isso, de trabalhar no dinning. Então, não dá pra dizer que eu sou ruim. No entanto, “a política da empresa” diz que você não pode se atrasar, e por esse motivo eu só me fodo. A culpa é minha? Claro que é, eu sou mesmo um irresponsável com horários, mas eu acredito que existem maneiras muito mais produtivas de manejar isso. Pensa comigo: se o cara se atrasa é porque ta cansado, certo? Ninguém se atrasa porque adora se atrasar, ou porque decide “ah, hoje eu vou me atrasar 12 minutos”. E se a pessoa ta cansada, você vai lá e tira a hora de descanso dela e faz trabalhar mais pra cansar mais? Ta certo isso? Pra mim isso é uma burrice muito grande.

Enfim, já chorei demais. Vocês provavelmente não vão me achar com a razão. Mas que se foda também, não to tentando parecer santo.

Me faltam 68 dias pra ir pra casa.

PS: o post já tava pronto à tarde, e agora à noite que recebemos a escala pra amanhã sabe qual é a novidade? O Victor terá day off, simplesmente o quarto no mesmo cruzeiro, na mesma semana. Bacana, né? Fico bem feliz com a consideração.

Tiau.
.