contador de visitantes

28.7.09

Quem tem boca...

...vai embora de Roma!

Data: 27/07/09
Hora Local (Alghero - Itália): 01h17
Hora do Brasil: 20h17

(passou da meia-noite, então já é 28)

Hoje completo exatos 5 meses à bordo. Bastante tempo, né? Pra algumas coisas, parece que o tempo passou voando! Pra outras, parece que ele se tarda muito. Muita coisa nova, muita informação e todos os seus sentimentos elevados à oitava potência. Elementar que a gente mude. Faltam 19 dias pra chegar em casa. Só então vou saber se mudei pra melhor ou pra pior.

Os dias aqui têm sido muito nostálgicos. Já dá pra ter a impressão de que é uma fase da sua vida que ta ficando pra trás, que mais um ciclo se encerra. O que vem depois disso sódeusçabe! (sic)

EU FUI PRA ROMA, PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Chorante. Chorei em Paris, chorei em Mônaco, chorei em Pisa e agora em Roma. Já chorei vendo o pôr-do-sol. To chorando agora sei lá por quê. É a velha estória do livro de história. Tu vê essas paradas todas ali no livro e teoricamente aprende coisas que se passaram ali, há milhares de anos atrás. Sem falar nos filmes que tratam desses assuntos, fictícios ou não. E, de repente, você ta ali frente a frente, cara a cara com o negócio. Uma utopia, uma coisa que era inalcançável. Um turbilhão de sentimentos inexplicáveis, de orgulho, de pequeneza diante da magnitude. E um motivo extra é o fato de não ter tempo de curtir o lugar. É a merda de conhecer o mundo no shuffle. Tu chega lá, tira zilhões de fotos de todos os ângulos, e vai embora porque precisa trabalhar. Outro parágrafo, por favor.

Fui eu, Grazi (a de Curitiba), Deepak e Sabina da Índia. Fomos de trêm. Demorou pra chegar, tava calor. Mas chegamos. Descemos na estação final (dava pra descer antes no Vaticano) e fomos direto pro Coliseu. Meio que nos perdemos, pagamos táxi pra achar o lugar. Mas ok, chegamos. Vimos tudo correndo. Nem pensamos em entrar lá porque a fila era enorme. Tiramos fotos de tudo e nos mandamos pro Vaticano. Pouquíssimo tempo pra ficar lá, porque só tem 1 trêm por hora, e a gente tinha que voltar logo. Sem palavras pra descrever o Coliseu e Roma em si. Aquilo ali é lugar pra passar 15 dias, e não 30 minutos. Enfim, fomos pro Vaticano também de táxi. Não sei bem o que falar do Vaticano. Um país de poucos metros quadrados é um tanto quanto pitoresco. Mas saber que pisou ali Michelangelo pra pintar a capela é um tanto quanto arrepiante. Mais arrepiante seria entrar lá e ver a pintura dos dedinhos se encontrando. Mas, no way, porque a fila também era enorme. Vimos por fora, e claro que é tudo bonito. Tudo enorme, gigante. Com coisas bonitas e importantes por todos os lados. Nem dá pra saber o que tudo aquilo significa. Não vimos o Papa porque já era tarde e a missa tinha sido de manhã. Mas era domingo, e isso significa que ele esteve lá fazendo a missa. Mas tirei foto da janelinha que ele fica, só pra constar. Até que tínhamos tempo pra ficar ali, mas não sabíamos direito o que fazer. Não dava pra ir longe pra não perder o trêm. Ficamos ali mesmo, na Praça San Pietro e comemos o tal panini, famoso por ali. Fomos buscar a estação de trêm (já que era uma diferente da que a gente desceu) e pegamos o caminho errado. Eu e a Grazi, com nosso italiano afinadíssimo, fomos perguntando a cada esquina como chegar lá. O trêm, teoricamente, saía 3h09 do Coliseu, e por ali chegaria 15 min depois. Chegamos correndo na estação, às 3h12 mais ou menos. Susse! Só que o trêm não chegou. O próximo seria 4h29. Foi esse que a gente pegou, super atrasados. Sei lá o que aconteceu com o trêm anterior. Chegamos em Civitavecchia às 5h30, a hora que eu deveria começar a trabalhar. Legal, né? Comecei a trabalhar quase 6h, mas ninguém me deu falta (aleluia!) e não deu em nada.

Resumindo, chegar em Roma foi teoricamente fácil. Difícil foi voltar embora.

Sei lá. Voltei pra ‘casa’ com uma agonia enorme. De ter estado ali num lugar tão rico de história sem que eu pudesse desfrutar. De ter visto tudo tão correndo, como sempre. Isso é cruel demais. Dá uma dor enorme quando é assim. Dói porque sei lá se um dia vou poder voltar lá com tempo, pra desfrutar direito. Não sei se me orgulho de dizer que estive ali.

Roma é riquíssima. Meu conceito sobre a Itália já subiu um pouco. Por onde você olha há uma coisa importante, uma escultura, um monumento, uma construção. Tudo ali tem um pedacinho de história. E o Coliseu nem se fala, né?

Quando voltar pra casa vou rever e ver todos os filmes que se passam nesses lugares que eu visitei. Outro dia tava vendo um pedacinho do Before Sunset, e ele começa no rio Sena, ao fundo de Notre Dame. Porra, fiquei feliz. Só quem esteve ali sabe que aquilo ali são os fundos de Notre Dame, até porque a igreja ta ali de background, nem é foco do filme. Enfim, coisas assim me deixam feliz. Tipo o que aconteceu com Ratatoulie que eu já contei aqui.

Deixa eu escrever aqui diálogos célebres dessa semana pra eu lembrar pra vida toda:

#1

M - Os italianos são mal educados. Eu digo ‘oi’ e eles dizem ‘tchau’. Tenho certeza que o Jhonn fez aquela música pra uma italiana, antes de conhecer a japonesa.
G - Qual?
M – You say goodbye, I say hello!
G – Mas essa não é do Paul?
M – Que seja!
G – Também não sei. Mas tem uma cara de ser do Paul.
M – Pode ser, ele era mais mulherengo mesmo. *-)

#2

M1 - ...peguei a bike e deitei o cabelo.
M2 – huasdhuashduas nussssssss essa eu não escutava fazia uns 10 anos, véi!

#3

M1 – Ahhh tem lugar que nem adianta tirar foto, tipo aqui. Que merda, não tem nada pra ver. Nada a ver o navio parar aqui. Só tem praia. Mas no Brasil tem praia mai bunita que essa.
M2 – Pois é, é uma ilha no meio do nada. No meio do Mediterrâneo.
M1 – ah, é no meio do Mediterrâneo?
M2 – Sim, faz divisa com Ajaccio. Um lado é da França e o outro da Itália.
M1 – Ah, aqui é da Itália então, é? No meio do Mediterrâneo?
M2 – Sim.
M1 – Porra, tira uma foto, plisss!

#4

M1 – Então, você sabe onde é a casa do Picasso então, né?
M2 – Sim, fui lá. Bem fácil.
M1 – mas você entrou?
M2 – não, agora funciona uma fundação lá, a Fundação Picasso. Da próxima a gente entra lá.
M1 – porra, Picasso né, meo?! Picasso tem que entrar.
M2 - ...
M1 – hausdhuahdusahduashuahuashudahauhduadas “Picasso tem que entrar”!
M2 – haushduahduasdudusuhdaudhausdhasuhdaushduashhduahduashduashduashduash (por 10 minutos)


Ok, chega de diálogo. Escrevi demais. Tenho escrito demais e ninguém mais lê.

PS1: mudou o capitão do navio e eu nem sabia. Vi ele hoje.
PS2: em Livorno o navio quebrou. Era pra sair 18h do porto mas saímos à meia-noite. Tava quebrado e demoraram pra arrumar. Me desesperei, porque o dia seguinte seria Civitavecchia, pra ir à Roma. E com o navio quebrado não chegaríamos nunca lá. E eu morrendo de raiva, porque meus planos de Roma estavam se acabando. Mas no fim deu tudo certo. Chegamos a tempo no porto seguinte. Agora o navio já pode quebrar feliz, porque não tem mais nada de novo pra eu ver até o final do contrato.

Ciao! (como dizem os italianos maleducados) [sic)]

25.7.09

Como se diz...

...sublime em inglês?

Data: 19/07/09
Hora Local (at sea): 23h55
Hora do Brasil: 18h55

Não sei. Só sei que deve ser impossível traduzir o sentimento “sublime” para inglês. Tenho tido momentos sublimes aqui. Momentos “fariônicos” de planejar tudo nos mínimos detalhes, e não realizar. Esses também se tornam sentimentos sublimes, além daqueles sublimes de verdade, como um simples “you can kiss my hand”. Sublime de verdade seria ouvir um “babe, you`re gonna miss that plane”. Well... os momentos não realizados com certeza vão virar filme um dia. Todas as pessoas aqui vão virar filme um dia. Todos os meus próximos personagens estão aqui, e vão ganhar vida fictícia um dia. Vou sentir saudade deles um dia.

A verdade é mais atraente com um pouquinho de ficção.

Por falar em ficção, assisti Cruel Intentions hoje. Quando vi que havia legenda em português fiquei até feliz, mas quando comecei a ver percebi que era legenda em gauchês. Desisti e botei legenda em inglês mesmo. Ninguém merece ver primeiras e ler terceiras pessoas num filme, né?

Hoje eu acordei sublime.

Tiau!
.


UPDATE


Êta mês que não passa.

Data: 24/07/09
Hora Local (Barcelona - Espanha): 01h04
Hora do Brasil: 20h04


Não tenho nada interessante pra contar, então só atualizo algumas coisas mesmo.

Sobre sublimes, tive uma visão sublime em Málaga, na praia. Era uma menina no balanço. Achei sublime.

Ah, na verdade queria contar que subi de bicicleta o morro (que descobri que chama The Rock) até o topo em Gibraltar, e no dia seguinte subi no castelo no alto do morro em Málaga. São 4.000m de um e cerca de 2.000m o outro. Legal, né? Pergunta se eu cansei. E no alto do The Rock eu entrei numa caverna, que chama Matheu`s Cave. Coisa linda! “Estalactite”, é assim que escreve? Era assim lá dentro.

Também em Gibraltar, quase fui preso. É que assim, o aeroporto ocupa metade da cidade (Gibraltar, eu já disse, é basicamente só a pedra), então que ele atravessa uma avenida de carros, normal. E eu tava nessa avenida e entrei, só pra ver, na região da pista e tals. =x Veio a polícia atrás de mim, claro. Foi engraçado. Brigaram comigo, mas até que eu tava com a razão, porque não existe absolutamente nenhuma sinalização. De verdade, nenhuma! Mas enfim, eles só vieram encher o saco porque deve ser a única coisa que eles devem ter pra fazer no dia inteiro, já que pousa um avião por dia aí. Nem fiquei com medo de ser preso. Eu dei é risada e curti a sensação da polícia vir atrás de mim de carro. hadushduasdha

Hoje (ontem, na verdade) saí em Barcelona e fui na bendita Las Ramblas, que é mais ou menos uma 25 de março de SP. Só que de terceiro mundo, né? É uma ruazinha famosa. Eu gostei e tals. Acho que era a única coisa famosa de Barcelona que faltava eu conhecer.

Bom, a Iuliia (Ucrânia) que era minha amiga, agora ta na officer’s mess, então a gente nem conversa mais, nem nas horas de folga, porque ela já encontrou novos amigos. =) E a Bruna (Brasil) ta cuzona, nem fala comigo mais. Não sei que foi que eu fiz. De resto, tudo normal. Já to com saudade de pessoas que eu vou deixar aqui. E com nostalgia de saber que não vou voltar mais em lugares como Barcelona. A maioria desses lugares, nunca mais na vida toda.

Me sinto tão à vontade na Espanha. Acho que quero morar aqui. Adorei todos os lugares que conheci. Ao contrário disso, odiei todos os lugares da Itália. A Itália é minha grande decepção. Espero que Veneza me encante (se eu voltar pra um novo contrato eu vou até lá). E por falar nisso, hoje fui assinar minha avaliação final. Terrível, claro. Minhas notas todas horrendas, vergonhosas. Os comentários ao meu respeito todos ridículos. Mas nem discuti e assinei. Quem escreveu tudo isso foi o gordo FDP Ass. Maitre D’, então claro que eu não podia esperar outra coisa. O pior de tudo é que existe um campo tipo “merece voltar para o próximo contrato?” e ele me deu um SIM. Tipo, depois de criticar em TUDO, ele ainda me dá “sim”? Um tanto quanto irônico. O motivo eu sei qual é. Ele me odeia, mas sabe que eu sou bom. Enfim... é outra coisa que eu dei risada depois. E eu só aceitei esse “sim” porque to pensando em voltar pra conhecer países novos. Aliás, deixa eu abrir outro parágrafo.

Pula uma linha; parágrafo; travessão.

- Eu vou pra Zurich! Sim, se eu voltar pra um contrato novo. Meu vôo de volta a este navio faz escala em Zurich. Ou seja, já é mais um país pra lista. E no contrato novo, eu vou pra Grécia, Egito, Senegal e Marrocos. Já são outros países novos. Sem contar em Veneza, na Itália. Daí o navio pára no Brasil em dezembro, e eu desembarco. :D Já ta tudo planejado. Só falta saber se eu vou aderir ao plano. E olha que coisa de gente importante: eu já tenho 5 vôos agendados até o final deste ano. Hadushdaushdusa 3 pra voltar pra casa e mais 2 pra embarcar de novo (sim, as coisas aqui são muito bem organizadas e eu já tenho os horários dos vôos do próximo contrato. Pra voltar aqui, eu vou de SP/Zurich e Zurich/Roma, pra embarcar em Civitavecchia).

To ansioso pra tentar conhecer Londres. Vou até lá no aeroporto, mas não sei se vai dar tempo suficiente pra ir pra cidade e tirar foto no Big Ben. Espero que sim. O que me dói é saber que vou ficar 24h viajando, e chegar em casa basicamente na mesma hora que eu sair daqui. Ou seja, é um dia que se vive, mas um dia que passa como se não tivesse existido. Vou viver o mesmo dia 2 vezes. Já cansei.

Por falar na ucraniana, agora há pouco tinha 3 ucranianos aqui na minha cabine assistindo vídeos legais do Gugu (atenção: isso foi uma ironia). Eu assisti também. Não entendi nada, mas dei risada pra fazer um social.

Eu disse que não tinha nada pra contar, mas já to na terceira página do Word.

Tiau!

UPDATE

Sublime ainda?

Data: 25/07/09
Hora Local (Livorno - Itália): 14h35
Hora do Brasil: 09h35

Me aconteceu algo sublime de novo, mas eu esqueci o que era já. =/

Agora to na hora de folga. Vou dormir assim que postar fotos novas. Não vou sair, porque em Livorno não tem nada de interessante, a cidade é longe do porto e não se pode sair de bicicleta do porto. Legal, né? Vou dormir mesmo. Pareço velho, ou estou extremamente cansado nesses últimos dias que me restam. Qualquer folguinha, corro direto pra cama. Tomei um gosto absurdo por dormir. Quando acordo, a primeira coisa que penso é quanto tempo falta até a próxima dormida.

Ah, uma novidade: acabaram, finalmente, as aulas de inglês. Uma merda o “curso”, porque ta mais pra treinamento de boas maneiras à bordo do que aula pra aprender inglês. Dia 29 tem nossa formatura, num almoço com o capitão. Xisque, né?

Ah, saí de bike em Cannes e tals. Conheci direito a cidade dessa vez. Segui o ônibus de turismo pra conhecer os lugares principais. Ahudshduas a gente é ‘pendejo’ demais. O Victor (Peru) faz a mesma coisa. Em Copenhagen a gente fez isso também por alguns quilômetros.

Amanhã acho que terei day off em Civitavecchia. FINALMENTE vou poder ir à Roma. Vamos ver, vamos ver...

Tiau, pissual!
(ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, faltam exatamente 3 semanas pra ir embora!)

17.7.09

Adendo importante.

Obrigado às pessoas "desconhecidas" que comentaram aqui no blog já. Eu leio com atenção e tal, mas não tenho muito como responder. Leio os comentários no meu e-mail e escrevo o post off-line, quando não tenho mais como checar os coments e poder responder. Maaaaas, obrigado aí todo mundo!

Quando eu chegar em casa (muito em breve) eu respondo tudo com calma.

E aqui embaixo tem post novinho com as coisas da Escandinávia e sobre minha volta pra casa.

Tiau!
.

Escandinada.

Ante Scriptum: muitas novidades.

Data: 16/07/09
Hora Local (Oslo - Noruega): 16h08
Hora do Brasil: 11h08

Hoje termina nosso tour pela Escandinávia. A primeira coisa a dizer é: QUE TESÃO!
Tipo assim, é tudo diferente. Quer dizer, é normal depois que já passamos pelo resto da Europa, mas é muito diferente do que existe no Brasil. Tudo tem um clima medieval, sabe como? Tudo velho, antigo, gigante, lindo e charmoso.

Eu queria escrever dia a dia, mas passei batido e vou fazer um post só, sobre todos os 4 países novos que conheci.

BÉLGICA: que coisa mais linda! Encantador. Arrisco a dizer que é um dos lugares mais bonitos que conheci na Europa. Paramos na cidade de Zeebrugge, mas peguei um trêm e fui parar em Brugge. Queria ir pra capital Brussels (gente, esses 3 nomes significam “bruxa”, por que será que é assim?), mas era meio longe. Na ida, conheci um casal, que por acaso eram passageiros do navio. Ele americano e ela colombiana. Fomos juntos, fizemos o tour juntos e voltamos juntos. Uns queridos. E sobre Brugge, muito a dizer, mas sem palavras pra dizer. Isso sim é um lugar medieval. Pra onde você olha tem um castelo diferente, uma igreja diferente. Tudo enorme, velho, lindo. Limpo, organizado e rico. Ruelas, vielas, tudo estreitinho e tortuoso. Adoro!

Também adoro essa coisa de ir pra outra cidade. Dá um gostinho de aventura. Pegar trêm, táxi, ônibus... sempre é mais excitante. Nesse caso de Brugge, a gente pegou o último trêm de volta, que chegaria a tempo no navio, às 16h09. Detalhe que entramos no trêm, que sai sempre pontual, às 16h08! ÊêÊê maravilha!

Adorei conversar com passageiros. Adorei ter uma conversa longa em inglês, sem ter que pedir pra ficar repetindo pra eu entender. Acho que eu já to ficando bom nisso.

(pausa pra ir levar o cigarro da Iuliia [Ucrânia] na crew mess)

Meia hora depois, pronto! Essa Iuliia já é outra, não a mesma do post anterior. Depois eu conto.

DINAMARCA: haha eu não lembro. Deixa eu ver fotos pra lembrar. Peraí!

Errrrrrrrrrrrrrrrrrrrr estúpido! Na Dinamarca, em Copenhagen, foi a OVER NIGHT! Uhuuuuuuuuu! Tesão demais! De dia saí pra tirar fotos, conhecer mais ou menos. Mas é uma cidade muito grande. E também com tudo enorme, ruas enormes, construções enormes e antigas e etc. O meio de transporte mais popular é a bicicleta. E primeiro mundo é outra coisa, né? Eles nem prendem as bicicletas na rua. Elas ficam lá, pra qualquer um roubar. O “problema” é que não tem ladrão. Fomos até o parque/circo TIVOLI, que é um dos mais famosos e antigos do mundo (data de 1846) e ainda opera normalmente. Não entramos, porque isso é coisa pra se passar o dia inteiro inside. Mas gostei, bem bonito o lugar e tals.

Daííííí, chegando a noite...

Combinei tudo com todos, e quase fiquei sozinho em plena noite na Dinamarca. Dei o bolo em vários porque decidi sair com a tal da Iuliia, mas ela também fez a cagada de combinar com todo mundo, daí acabou que no meio do caminho encontramos como que uns 20 ucranianos, daí nem cheguei a me agrupar e tals, já deixei ela lá e fui embora. Claro, fiquei puto porque era pra gente sair junto, e talvez fosse nice da minha parte fazer um esforço pra aguentar esses FDP ucranianos (a maioria é), mas sinceramente eu não tava afim de perder a minha única noite num país diferente com eles. Fui voltando pro navio sozinho, pensando em algo pra não estragar a minha noite. Até que encontrei os brazucas Marcus e Maria, que estavam putos comigo porque eu não tava lá no lugar marcado antes. Ahdushausdhua eu inventei uma desculpa e me ajuntei a eles. Fomos pro centro da cidade, de táxi. Coisa chique demais, porque fomos de Mercedes, ok?! Pagamos caro, mas andamos de Mercedes em Copenhagen. Hahahaha Bom, ficamos no meio da cidade, numa praça enorme onde fica o Tivoli, então eu já tava me sentindo o conhecedor do lugar. Compramos cerveja num am/pm e saímos andar. Tudo deserto, calmo. Alguns vagabundos (playoys, na verdade) na rua, mas nada de sentir medo. Alguns lugares completamente escuros e desertos, mas não tinha como sentir medo. Num lugar onde não se prendem as bicicletas, como é que se pode ter medo? Bom, daí que eu guiei o povo pra tentar encontra um lugar com movimento. Eu tinha certeza que teria movimento num lugar que eu fui de dia, e eu tava certo de que sabia o caminho. Sabia nada! Mas mesmo assim fomos indo. E, no fim das contas, meio que por acidente, não é que achamos o tal lugar? Haha só que tava deserto igual. Resultado: voltamos pro navio andando, bem lento, apreciando os lugares e tals. E o caminho de voltar a pé só eu sabia também. Mas nessa hora eu já estava seguro do caminho. Não foi na sorte como antes. Hahaha mas tem mais: eu vi a noite MAIS FODA da minha vida. Tipo, primeiro que anoiteceu às 23h, e pouco antes das 3h, a hora que a gente deveria entrar no navio, o céu ainda tava claro de um lado, parecendo manhã já. ABSURDO! Um lado noite, do outro quase dia. Tirei muitas fotos disso. Claro que vocês nunca vão entender vendo as fotos, mas eu que estive lá vendo ao vivo, é uma coisa inesquecível!!!

Bem, achamos que iríamos encontrar fila pra entrar no navio, com todos voltando em cima da hora pra curtir o pouco tempo fora. Mas que nada! O que encontramos lá foram os outros brasileiros, tudo voltando em cima do laço, igual a gente! Hausdhausdhuas olha que povinho que a gente é, hein? Só a gente, os mais caipiras, voltando faltando minutos pras 3h. Foi engraçado, que até tiramos foto. As meninas já estavam pra lá de Bagdá. Deixei todos lá e tava indo dormir, até que... tcharam! Cruzo com a Iulia no meu corredor. Mas sei lá, eu deveria ficar bicudo como sempre, só que como minha noite foi até bacana (muitíssimo melhor falar português o tempo inteiro do que ouvir ucraniano o tempo todo) eu fui gente boa e nem toquei no assunto sobre ficar bravo com ela. Resultado que a gente ficou conversando por mais 1 hora, cada um contando como foi sua noite do lado de fora e tals. Fui dormir depois das 4h, pra começar a trabalhar às 7h. Bacana, né? Mas quer saber? Foi tudo muito foda. Noite simples, sem grandes acontecimentos. Singela, do jeito que eu gosto. Com amigos, cerveja, noite, praça, caminhada na escuridão, um céu absurdo de bom. Fiquei feliz por ter conseguido NÃO estragar a minha noite (e nem a dela).

Chega de falar desse dia. E chega de escrever, porque preciso trabalhar em 20 min. À noite eu termino o post.

Tiau!


UPDATE

Continuando...

Data: 17/07/09
Hora Local (at sea): 00h08
Hora do Brasil: 19h08


Ainda é mesmo dia no Brasil, mas aqui já passamos da meia-noite. O céu ainda deve estar claro. Tirei foto esses dias, à meia-noite, e ainda havia luz do sol no céu. É mole?

E já estamos no dia de mar e a essa altura devemos estar passando pelo topo da Dinamarca, já tendo saído dos territórios da Noruega.

Let’s go!

SUÉCIA: vi super correndo, porque era tender! Droga! Tive como que 1 hora fora. E devo dizer que a Escandinávia toda se parece. Tenho o mesmo a dizer, que as coisas são grandes, velhas e bonitas. Vi castelos, igrejas e coisas modernas. Não vi nada demais, sabe? Pode ser que seja pelo pouco tempo, mas mesmo assim acredito que a Suécia não seja tão atrativa como os outros lugares da Escandinávia. Mas enfim, tirei belas fotos, vi belas paisagens, pessoas branquelas, polacas, albinas, etc.

NORUEGA: uau, adorei demais! Um lugar para voltar, principalmente no inverno. A cidade em si vai no mesmo bla bla bla, de castelos, coisas grandes, etc. mas eu gostei mais daqui (porque ainda não dormi e parece que foi hoje ainda) do que da Suécia. É que vi muitas residências, e daquelas antigonas que dá vontade de morar, sabe? Gostei bastante. Mas do que mais gostei foi que o porto não é no mar, é num rio. Então quando íamos embora, passamos muito lento nesse rio, calminho, cheio de montanhas à volta, com aquelas casinhas de campo rodeadas por árvores (dessas árvores de frio, sabe?), que deve ficar lindíssimo tudo branco, e aposto que tem urso lá. Coisa de cinema, hein! E por falar nisso, me dá vontade de usar todos os lugares que conheci como locação pra algum filme no futuro. haha


O balanço geral é muito positivo. Gostei muito dos lugares, apesar de ter tido pouquíssimo tempo em todos eles. Só não gostei de tudo aí ser caro, porque eles não usam Euro e tals. Mas gostei das paisagens novas, do meu repertório visual novo, das experiências novas, dos olhares novos e dos desafios novos. Tu sair ‘de casa’ pra explorar um país distante em pouco tempo é coisa para raros, mas a gente sempre consegue. É triste ter essa sensação de shuffle do mundo, mas é a única coisa possível no momento. Eu espero um dia ser rico, como o casal que conheci no trêm pra Brugge, e viajar o mundo inteiro com tempo. (eles pararam de contar depois do país 55)


Agora estamos voltando pra Inglaterra. Mais dois cruzeiros típicos do Mediterrâneo e CASA! Vou tentar curtir bastante meus últimos momentos e minhas últimas paradas nesses países, porque pode ser que seja a última vez da minha vida nesses lugares. Já to em clima de despedida, ainda mais agora que já tenho todos os dados do meu vôo pra casa. SIMMMMMMMM! Ele é meio estúpido, mas eu gostei porque parece coisa de gente importante. Vou de Londres pra Roma (dalicença?) [sic] e de Roma pra São Paulo. Estúpido ir pra mais longe de casa antes de ir pra casa, mas ok! Vou fazer quase 24 horas de vôo, contando com a escala, claro. Mas com a mudança de fuso, vai me ter passado apenas 12 horas de um mesmo dia. FODEU! Vou perder meio dia de vida nisso, e meu dia 15 vai ter 36 horas. Haudshuadu que foda, né? Já to cansado da viagem desde já. Quando chegar no Atlântico, pode saber que vou dormir (porque antes disso, me conheço: vou querer ficar olhando o mapa e pra fora o tempo todo). Chego em Guarulhos às 5 da manhã. ATENÇÃO: Alguém pode, por favor, buscar na net preços de passagens de GRU pra CWB, depois das 5h do dia 16? Pliiiiiissssss! Se acharem alguma promoção, me comprem que depois eu pago. Se acharem por preço normal, me avisem quanto é, porfa! É que depois de pagar 90 pilas pra ir de CWB>GRU de ônibus, qualquer 200 reais é lucro pra fazer o oposto de avião. E não to muito afim de ficar passeando por SP com minha bagagem. Depois de ‘me acostumar’ com o primeiro mundo, fico até com medo de voltar pro Brasil. Hadushduahsuahduadhuhas

Ok, vejam isso pra mim, por favor. Fazer isso daqui, com essa internet, vai me sair caro demais. E se eu realmente voltar de ônibus, só chego em casa dia 16 à noite.


É uma merda mesmo. Sei que vou sentir saudade dessa porra de vida daqui. Não vejo a hora de ir embora, mas aposto que com 3 dias em casa vou estar querendo voltar pra aqui também. Dhaushuashduas é que quando paro pra pensar, penso que isso aqui é loco demais. Essa semana foi louca demais. Dormi na Bélgica e acordei na Dinamarca. Passei a noite na Dinamarca, dormi por 3 horinhas, só que nesse meio tempo já estávamos na Suécia. Dormi na Suécia e acordei na Noruega. Véi, vaisifudê! A gente simplesmente não sente a viagem. É como estar em casa, normal. E cada vez que você sai pela porta você percebe que mora numa rua diferente, com o agravante de os seus vizinhos estarem falando uma língua diferente da sua, e cada dia uma língua diferente. Quando chegamos na Suécia, eu já tava do lado de fora e eu simplesmente não sabia que país a gente estava. Isso acontece. E eu adoro essa história de estar, literalmente, cada dia num país diferente. O que eu odeio é o meu trabalho (seguido pelo salário que me pagam)


E só pra introduzir e finalizar, essa Iuliia é uma nova, que ta trabalhando na crew mess também. Bonitinha, tem me feito companhia nesses dias, mas muito mandona como os outros ucranianos, o que me irrita profundamente. Acabou de chegar e pensa que já pode mandar. Mas num vem não, eu já to cortando as asinhas. Haha dou uns cortes bonitos na coitada. E não só nela. Tenho sido intolerante com todo mundo. Se vejo um filipino ou macedônio FDP fazendo cagada, eu vou lá chamar atenção e dizer pra arrumar/limpar. Eles me odeiam quando faço isso, claro. Mas to pouco me fodendo agora. Haudshudsah mas também tenho sido querido demais da conta com as pessoas mais antigas no barco, tipo “do meu tempo”, sabe?

Enfim, ta explicado. Iuliia é essa menina aí. Eu sou esse menino aqui que briga com todo mundo (“e já estou rindo. Não pensei que conseguiria, não pensei que conseguiria...”). a Bruna não me dá mais moral. Desde que ela me ignorou pra falar com o português, a gente não se fala mais direito. A gente tava grudado, saía toda noite, mas agora mal nos falamos. Minha suposta sorte é que a Iuliia chegou e tem me feito companhia. A gente tem conversado bastante, e acho que ela é minha primeira ‘amiga’ de outro país. Tipo, sem que seja latino, sabe? Os latinos se parecem muito, todos, então não tem graça. Mas ela é européia, com pensamentos completamente diferentes, e tem sido interessante conversar sobre diversas coisas. Só que do jeito que ela ta indo, se folgando demais, acho que já vou cortar o barato também, e ficar sozinho de novo. Os ‘amigos velhos’ não contam mais. Até porque a maioria deles já foi embora. E só pra explicar: claro que eu falo com gente de todos os países, mas não tenho conversas longas, não ouço e nem conto sobre a vida particular e não tenho intimidade nenhuma. É sempre o tradicional “hey, how are you? Did you go ashore? Have you been here before?”, e basta.


Esse post ta maior do que eu queria. Eu já delirei demais. E provavelmente a culpa é minha quando todos se vão.

Quem foi que disse: “Lenine é o único que consegue rimar sofá com so far away”?

Eu gosto dessa frase.

Tiau!
.

13.7.09

Se é pra ficar morrendo aqui...

... eu vou-me embora.

Data: 08/07/09
Hora Local (Gibraltar - Inglaterra): 09h13
Hora do Brasil: 04h13

Já que acabei o post de antes falando de Michael, deixa eu começar por ele. Ontem teve aquele Memorial (funeral, na verdade) dele e passou na íntegra na CNN. Fui assistindo quando dava e foi muito bom. Quando Mariah cantou “I`ll be there” foi bem foda. Já deve ter no youtube, né? Quando eu chegar em casa vou passar boas horas no youtube pra rever tudo que eu perdi nesse ano. Enfins, foi bacana e triste.

Podem me chamar de louco, mas eu não desci do navio em Barcelona. Já falei isso? Não lembro. Mas não saí, apesar do dia lindo que fazia lá fora. Eu tava morto de cansado, desde a corrida em Málaga. Daí fui dormir. Tudo pra aproveitar melhor em Mônaco. E valeu a pena, porque foi ótimo em Mônaco. E em Civitavecchia eu também não saí. Acho essa cidade feia, e era sábado, daí ta tudo fechado. Os italianos são muito preguiçosos. Não trabalham sábado, nem domingo, e dia de semana ainda fecham na hora do almoço. A cidade fica morta. E já saí ali várias vezes e vi tudo (fechado) que tinha pra ver. Agora aí só me interessa sair quando for pra ir pra Roma. E se no meu último cruzeiro eu não tiver day off ali pra poder ir à Roma, eu vou faltar trabalho. Quero nem saber! Puta djuz! (sic) Ah, e andei melhor em Nápoles dessa vez. Cidade feia, como todas da Itália que eu conheci. É pobre, sabe como? Uns cortiços feios demais. Claro, pelo valor histórico é lindo estar ali, ainda mais sabendo que ali é a boca da máfia italiana. Mas sei lá, a Itália não me encantou como deveria. Nápoles tem suas construções antigassas, igrejas e castelos lindos. Mas é tudo largado. Não sei explicar direito. Ao mesmo tempo que é bonito, é tudo feio. A Itália toda me soa triste, nublada, escura, feia e é fedorenta. Os italianos também não são flores que se cheire. Não me agrada. No mais, saí com a Bruna, Yuliya (Ucrânia) e o português em Ajaccio (Córsica), onde nasceu Napoleão Bonaparte. Pertence à França esse lugar. É uma ilha no meio do Mediterrâneo, que divide fronteira com Sardínia (Alghero), que é da Itália. Bom, primeiro fomos comer num restaurante típico do lugar, à beira da praia e tals. Bem bacana. Mas eu tava meio injuriado com eles pelo dia anterior, que teve festa e a gente se perdeu. Andei o navio inteiro atrás deles, porque eu tava com a chave da Bruna e precisava devolver pra ela poder voltar pra casa. Enfim, eu não estava muito feliz nesse outro dia. Mas daí fomos à praia, o português não foi, e até me animei um pouco mais. Praia lindinha, um outro paraíso pra minha coleção. E eu estava super bem acompanhado pelas duas queridíssimas bar steward. No fim das contas, foi bacana o dia.

Aqui tem feito muito calor. É verão, claro. Mas eu não esperava tanto calor assim.

Hoje paramos em Gibraltar. Eu queria comprar um laptop novo, porque estava tudo certo pra vender esse aqui. Mas a guria que ia comprar deu pra trás hoje. Desgraçada. Não estão caras as coisas por aqui, apesar de ser pounds. Um laptop se pode comprar com mil reais, cerca de 300 pounds.

A festa que eu me referi antes era uma Bollywood Party. Muito bacana. Nós, os brasileiros, nos sentimos no Caminho das Índias. Eu vou sentir saudade desses brasileiros, viu. Um pior do que o outro, um mais fresco do que o outro. A gente se xinga, mas se adora. A Grazi é a patricinha, o Marcus é o aloprado, a Adriana é a cu-doce e a Bruna me irrita quando a gente discute e 5 minutos depois ela age como se nada tivesse acontecido. Haha vocês sabem que eu sou rancoroso e não esqueço fácil das coisas. É por isso que fico de bico de um dia pro outro, como nesse dia em Ajaccio que eu tava bravo ainda com a coisa do dia anterior.

A lua está cheia. A gente (brasileiros) foi algumas noites do lado de fora pra ver ela. E acho que brasileiros são “coisas” especiais mesmo. Nenhuma outra nacionalidade parece se importar com esses pequenos detalhes, como ver a lua, como ver o pôr-do-sol. A gente se encanta muito fácil com as coisas. E os outros, como filipinos, indianos e orientais em geral preferem dormir em suas horas livres do que ir pra fora conhecer o mundo. Eles raramente saem do navio. E os europeus estão pouco se fodendo pros lugares, porque pra eles é o jardim de casa. Enfim, são muitas culturas por aqui. Se não me engano, são 47 nacionalidades à bordo. E tenho certeza que os brasileiros são os mais especiais, mais ricos e mais empolgados. ;)

Ta foda por aqui. Todo dia tem um treinamento, uma reunião diferente, bem no meio dos meus breaks. Sefodê, viu! Agora to fazendo hora pra ir a um deles às 10h.

Ontem o Ass. Maitre D` me chamou pra conversar, porque eu me atrasei 10 minutos e tals. Daí ele veio querer me humilhar, só que não dou moral pra esses vagabundos. Veio dar lição de moral, dizer que sou irresponsável. Daí me perguntou que se eu tivesse uma empresa, eu me contrataria. Eu disse que não. Hahahaha daí ele ficou puto, perguntou se eu tava sendo sarcástico. Eu disse que não de novo, daí ele ficou bravo. Mas realmente eu não tava. É que ele tava com a minha ficha de avaliação nas mãos, onde constam todos meus atrasos. Daí, realmente, olhando pra aquilo ali é horrível. Mas eles são putos, porque eu já disse aqui que se você é o melhor trabalhador, pouco importa. Eles te reportam se você faz coisa errada ou chega tarde. Se você faz algo bom, passa batido. Nunca colocam na tua avaliação algo bom. Então, claro, minha ficha está ridícula e eu não me contrataria olhando pra aquilo ali. Eu não ri na cara dele, mas agora eu rio só de lembrar disso. Eu sei que minha cara é cínica nessas horas, mas problema dele. Não vou ficar baixando a bola, porque é isso que ele quer. E ele sempre joga na cara o que diz o contrato, mas no meu contrato não diz que tenho que sorrir pra ele nessas horas.

Véi, brasileiro é uma merda mesmo. A gente é foda. Todos aqui dentro abrem a boca pra reclamar. O Marcus é um bocudo, a Maria também. E eu não precisa nem falar, né? Nós 3 somos de dinning room e estamos sempre discutindo com aquele gordo desgraçado. Acho que nunca mais vão contratar brasileiros nessa área. Haha mas o que acontece é que a gente não baixa a bola e brigamos pelos nossos supostos direitos. (aqueles que a gente não tem mas briga pra querer ter).

To quase indo embora. Só mais 5 semanas. Se me foderem cruzeiro que vem, me colocando de night shift, eu falto trabalho pra ir à Copenhagen, onde vai ter over night. Ninguém tem dúvida que vamos todos pra mesma balada.

Eu só to aqui ainda porque me falta conhecer a Dinamarca, Bélgica, Suécia e Noruega. E vai ser semana que vem! ;)

Semana que vem promeeeeeeete!

(eu acho que não vão renovar meu contrato e não vou poder conhecer a Grécia daqui 3 meses. Ahusdhaushduas)

ps: ahhhhhhhhh, to tomando remédio pra dor, porque me quebrei carregando muito peso. Por enquanto não é nada sério.

To com tantos planos. Mas tudo na base do “depende”.

Tiau!
.

UPDATE


Évribari macacada (sic).

Data: 09/07/09
Hora Local (Gibraltar): 00h36
Hora do Brasil: 19h36

É só um update. O dia só mudou porque passou da meia-noite.

Subi, finalmente, a montanha em Gibraltar, que tem um nome e eu não sei qual é. Gibraltar é basicamente só essa montanha. Mas subi hoje com o Pereira (Portugal) de bicicleta. Quase morremos, claro. Mas valeu muito a pena. Não curtimos mais porque não tínhamos mais tempo. Levamos cerca de 45 min pra subir. Pra descer deu menos de 10. haha

É isso.
.

UPDATE

Miami again, como si fuera.

Data: 11/07/09
Hora Local (Southampton – Inglaterra): 02h00
Hora do Brasil: 22h00

Sim, 2 da manhã (acabamos de voltar 1h o relógio) e eu escrevendo. Não chegamos na Inglaterra ainda, mas o título consta isso.

Acabo de voltar da suposta leaver’s party, que é pra se despedir da galera que vai. Não é uma festa em si, mas uma grande reunião, com todas as panelinhas e pessoinhas que partem nessa próxima manhã. Se vão ucranianos, o chileno gente boníssima e a Elenita, da Macedônia. Sinto pena do Victor (Peru), que é apaixonado por ela. Hoje fiz um vídeo pra ele entregar pra ela, com fotos e bla bla bla. De ver o vídeo me dá pena, me faz sentir essa dor e nostalgia de ver alguém que se ama ir embora. Se eu sinto isso, posso imaginar a dor dele agora. Não é das melhores. Enfim, é triste. Nostálgico.

Bom, me estraguei essa noite. Sempre que volta uma hora no relógio a gente acha que pode fazer tudo na noite, e acaba se estragando mais do que nas noites normais. A Bruna já ta bem enturmada, então nem conversamos muito hoje. A Grazi só fica de papo com os canadenses dela. Com a Adriana eu nem converso mais, faz mais de 1 mês. A Maria só fala de dormir. Ou seja, paisanos que é bom, não tive nenhum hoje. Fiquei mais com a galera do ‘vou embora’. Que inveja deles.

“já faz um mês que me falta um mês”. A frase do dia. Minha, claro. E quem vai embora comigo concorda profundamente.

Hoje (ontem) o Maitre D’ me chamou pra conversar. Acho que to perto de casa, porque ele disse que um atraso mais, me mandam pra casa. Acho que fiquei até feliz com a notícia. E tipo, se eu chegar hoje (amanhã) tarde, já to chegando em casa. Uhu! Mas vou tentar me atrasar só no outro cruzeiro, porque esse de agora é de uma semana e vamos passar na Dinamarca, Bélgica, Suécia e Noruega. Lugares que me falta conhecer. Vou tentar me comportar pra conhecer estes. Vejam ali nos links do lado as cidades e etc. Vai ter over night, que significa que vamos passar a noite numa cidade. Supostamente, porque o navio sai 4h da manhã, então nem vamos aproveitar muito.

Well, esqueci tudo que tinha pra falar. Só sei dizer que agora to cansado e preciso dormir. Faço planos todos os dias, de como será se eu voltar ou não voltar. Sinceramente, meu melhor plano é voltar, conhecer a Grécia, Egito e África, depois romper o meu contrato quando o navio chegar no Brasil, em 13 de dezembro. É a minha melhor idéia até agora, massss, depende se eu não for mandado embora antes do tempo nesse contrato. Haha E tipo, passado essa semana dos países novos, fico até feliz se me mandarem pra casa antes do tempo.

Me sinto agoniado pra chegar o dia de ir embora. E muito nostálgico quando vejo as fotos do Caribe, por exemplo. Já sinto uma saudade enorme de lá e dos bons momentos que passei. Vou sentir saudade do pintche Victor, que é meu melhor amigo aqui, e no Caribe passamos bons momentos juntos, talvez alguns deles entrem na lista dos melhores da minha vida. O outside dessa vida é maravilhoso. O inside é de foder. Já disse aqui e repido: o preço que se paga por isso é muito caro. Fico de boca aberta com o que vejo do lado de fora, me dá vontade de ficar o resto da vida. Mas como a maior parte do nosso tempo se passa dentro do navio, a gente não vê a hora de acabar com isso e ir pra casa. A pressão é muito grande, a cobrança é exagerada e a maioria das pessoas são desprezíveis. Tudo isso te leva a refletir se realmente vale a pena estar aqui. Pela grana não vale. Claro, tenho guardado muito dinheiro, mais do que no Brasil. Mas ainda é pouco perto do que a gente merece, por tudo que a gente passa aqui. Os que mais trabalham, menos ganham. O que é meu caso. Sei lá, conhecer o mundo dessa forma, sempre correndo, é muito ruim. É como ganhar um CD de amostra grátis, que te gosta muito, que só toca no shuffle. Tu ouve 30 segundos de cada música e tem que se contentar com isso. Se quiser ouvir mais, tem que pagar caro pelo disco. É assim aqui. A gente tem o aperitivo do mundo. Pra ter mais, um dia tu deve pagar do teu bolso pra ficar mais tempo e passar férias, sei lá. A analogia é mais ou menos essa.

A gente fica paranóico aqui. Qualquer 15 minutos de dormida é lucro. Hoje (ontem) botei o despertador pra tocar 15 min depois, pra eu poder assistir tv no meu break com a certeza de que não ia me atrasar pra voltar. Resultado: claro que eu dormir os 15 min e acordei com o despertador. A Bruna também, outro dia que saímos, disse algo como “vamos rápido que ainda dá tempo de eu dormir 20 minutinhos”. Véi, isso é normal? No Brasil a gente faz esse tipo de coisa? Claro que não. Se não der pra dormir pelo menos 2 horas, a gente nem pensa em dormir. Mas aqui, cada minuto de sono é lucro. Eu não durmo mais de 4 horas por noite. Nunca! Claro que a culpa é minha, porque vou no bar toda noite. Mas mesmo que eu saia do trabalho e vá direto pra cama, vou dormir no máximo 6 horas direto. Pra quem trabalha das 7h da manhã às 23h30, 6h de sono é pouco, né?

E pra foder mais ainda, quando saio, ainda saio pra andar de bicicleta, correr, etc. haha tudo que cansa ainda mais. Mas quer saber? Essas cansadas de bicicleta são as que mais me deixam feliz.

PS: como se não bastasse, nos nossos breaks sempre tem reunião, treinamento ou alguma outra merda, como minhas aulas de inglês. Sempre! Eles sempre acham jeito de foder teu break.

Tiau! Já reclamei o suficiente nesse post.
.

UPDATE

hahahaha.

Data: 12/07/09
Hora Local (Southampton - Inglaterra): 00h13
Hora do Brasil: 20h13

Se dependia de atraso pra eu ir pra casa, hoje me atrasei duas vezes. Hahaha
Tipo, de manhã era pra ter drill, daí meu break começou 9h, e até comer e ir pra cabine, cheguei eram quase 9h30. O drill é normalmente 9h45, daí pensei: claro, vou dormir 15 minutinhos. É aquela história que já disse, de que 15 minutos de sono são sempre lucro pra nós. Ok, acordei 9h45 com o despertador, mas nada do capitão chamar. Dormi de novo, na esperança de ouvir o sinal e acordar com ele. Meu compañero de cabina tava fazendo o mesmo. Resultado, às 10h45 toca o sinal, mas era a Bridge dizendo que o drill foi cancelado. Eu acordei com o sinal, maaaaaaaas a notícia não foi boa. Eu deveria começar a trabalhar 10h30. hahaha tipo, com drill, eu começaria depois das 11h, então beleza. Mas como cancelaram essa porra, eu me fodi. O supervisor novo (que cobre o supervisor mexicano quando ele não ta) já ficou fudido da cara, e acho que me reportou direto pro Ass. Maitre D`, porque o supervisor mexicano não me falou nada depois. Então, é bem provável que eu tenha alguma notícia boa amanhã. E depois ainda de tarde, depois que saí pro shopping usar internet de graça na Apple Store, dava tempo de dormir 1 horinha. Mas acabei dormindo uma hora e meia. Me atrasei só 5 minutos, então até que dava pra dar uma enganada. Isso se eu não tivesse dado de cara com o supervisor mexicano no meio do caminho. Hahaha mas ele fez vista grossa e não deu em nada. Mas enfim, me atrasei duas vezes no dia seguinte da mijada que eu levei do Maitre D’. Foda!

Esse cruzeiro vai ser foda. Já estamos na madrugada à caminho da Bélgica. Só países novos pra mim. Bélgica, Dinamarca, Suécia e Noruega. Uhuuuu!

Eu tinha algo mais pra contar, mas já esqueci.

Hoje é aniversário da Yuliya (Ucrânia) e vamos fazer festa no crew bar. A Bruna já me ligou aqui e to atrasado. O foda é que temos que adiantar os relógios em 1h hoje. Fodeu! Será que me atraso de novo? Hadushuads

Tiau! Fui festar.
.

3.7.09

Ai biliv ai ken flai.

Data: 03/07/09
Hora Local (Monte Carlo - Mônaco): 00h06
Hora do Brasil: 19h06

Ok, eu sei. Muito tempo sem escrever. Tanta coisa (até boa) aconteceu e eu não escrevi sobre. Mas tenho tido pouco tempo. Vou tentar resumir agora tudo. Sei que não é a mesma coisa, mas é melhor que nada. Vou tentar lembrar.

Desde que a Bruna chegou me tornei um boêmio. Haha tipo, a gente toma pelo menos uma cerveja por dia. Quer dizer, a gente nunca tomou só uma. Hoje é que a gente deu uma folga, e por isso to escrevendo. Isso é bom, porque acabo gastando menos com a internet. Apesar de que tenho gastado muito mais que o meu normal aqui no bar. Enfim...

O que passa é que a gente se deu bem desde o começo e estamos curtindo bastante coisas juntos. Por vários dias a gente decidiu “que não ia sair...” mas no fim do expediente um acaba ligando pra cabina do outro e convencendo a sair. No dia que o Brasil ganhou a copa, eu liguei pra ela pra contar e tals.. e ela estava mó desanimada e não queria sair. Só que quando falei que o Brasil ganhou foi muito engraçado, porque a bixa virou numa coisa eufórica, xingando a gringarada de tudo, no melhor sotaque catarinense, que foi mais ou menos assim: “ganhamos? Bando de fdp, gringos do ca!@#$%! Pensam que podem tudo... bla bla bla... ô Marcos, agora tu me animasse, vamo pro bar tomar uma cerveja. Mas só uma, hein?”. Nesse dia tomamos umas 3. E assim é todo dia. Hahaha E tem dias de festa (como ontem) que são garantidos que a gente vem. A compañera de cabina dela é ucraniana (Yuliya) e é um amor de pessoa, muito engraçada. E sempre saímos os 3 juntos e damos muita, mas muita risada. Sem contar que nos dois últimos dias fizemos cabin party na cabina delas. No primeiro dia deu só os 3 lá ouvindo funk e ensinando as feiúras do funk pra ucraniana. Huasdhuas ela é basicamente uma brasileira já. E no outro dia foi uma galera lá, dessa gente que trabalha com elas no bar e que eu nem gosto muito e tals. Enfim, meus dias (na verdade, as noites) têm sido felizes graças à paisana nova, apesar de eu estar dormindo 3 horas por noite.

Vamos ao que interessa. Dos últimos portos do cruzeiro que passou não sei o que falar, nem do último dia em Southampton, quando só usei a net de graça na loja da Apple que fica no shopping. Partindo daí, paramos em Málaga, que é uma cidade que eu adoro, e sai pra correr com o Pereira (Portugal). Corremos cerca de 5 km em 30 min. O suficiente pra eu quase morrer, já que há muito tempo não corro. E foi uma tarde agradável, pois tem feito muito calor por aqui e as praias estão lindas, recheadas de gente.

No dia seguinte paramos em Cartagena e eu tive day off. Saí mais cedo com a Bruna e fomos no teatro romano que tem aqui, assim como aquele de Málaga que eu já mostrei. Tiramos várias fotos bacanas e paramos pra comer. Não gastamos muito e nem comemos bem também. Haha daí ela voltou correndo pro navio pra trabalhar e eu fiquei. Acabou que gastei o resto do meu day off usando wii-fii (‘uí-fí’ para os franceses) pescada no calçadão. Ali é tipo a Rua XV em Curitiba. Imaginem eu (e mais uma galera fazendo o mesmo) sentado no chafariz da C&A com o notebook aberto usando a net. Era assim que eu tava. Sonho com o dia que poderemos fazer o mesmo em Curitiba sem ser assaltado. (só um comentário inútil: os bancos 24h aqui da Europa não tem aquela coisa de vidro pra você entrar e fazer tuas coisas. Eles são na rua mesmo, todo abertos, normalmente na parede do próprio banco pro lado de fora. Primeiro mundo é outra coisa, né? Sonho meu...)

Hoje paramos em Mônaco. Está tendo o Tour de France, que é uma competição de ciclismo e tals, bem famosa. Aqui em Monte Carlo eles correm na pista de F-1, mesma coisa. Mas bem, foi uma tarde maravilhosa. Minhas 2h fora foram muito proveitosas. Saí com o Victor (Peru) e Raul (Argentina) e fomos pra praia, a mesma da outra vez. A praia estava entupida, com crianças principalmente. Começamos a tirar fotos de saltos na água e tals, daí que os pentelhos meio que começaram a atrapalhar, tudo criança entre uns 10 e 14 anos. Viram que a gente tava tirando foto e começaram a pular na frente pra sair na foto. Só que no lugar da gente acabar com a festa deles, a gente fez uma festa ainda maior. Começamos a organizar os pulos, com todo mundo junto, fazendo uma grande zona. Eles tentando se comunicar em francês e a gente no inglês com eles. Tiramos muiiiitas fotos com os francesinhos. Viramos a sensação da praia, criançada à nossa volta. Depois de cada pulo, corriam todos pra onde tava a máquina pra ‘assistir’ o salto. Sei lá, achei ótimo interagir com a criançada, mesmo sabendo que a mesada deles deve ser maior que o meu salário. Huasdhuashusa

Bom, hoje não liguei pra Bruna e se ela me ligou eu não tava na cabine. To no bar e ela não apareceu. Acho que finalmente vou dormir mais de 3 horas numa noite. Haha

Tiau!

PS1: Ahhhhhh, tem reunião do G8 na Itália, daí muiiiita gente não vai poder descer e tals, por falta de visto. Os brasileiros podem, mas a gente tem que conseguir um documento e tals, só que é fácil. E assim, dos europeus, só ucranianos e macedônios não podem sair, daí eles tão bem putos. Das Américas, só brasileiros, chilenos, mexicanos, estadonidenses e canadenses podem sair. Mais um motivo pra eles ficarem putos, porque “até brasileiros” podem. Hahaha Daí que eu faço a piada do “mas olha... se você quiser eu posso comprar um souvenir da Itália pra você” todo tempo, só pra provocar. Hahahaha

PS2: é tão bom falar português. A gente sempre faz piadas aqui que só brasileiro entende, só pra matar a saudade de casa. Os poucos brazucas aqui são bem companheiros, a gente sempre tenta estar junto pra falar bastante merda e bastante palavrão, porque isso também mata a saudade de casa. Haha

PS3: já to em clima de despedida e já to nostálgico sabendo que vou sentir saudade de umas pessoas. Fui perguntar qual é meu próximo contrato e me deram o mesmo navio, pra embarcar em outubro. Eu já não queria fazer outro contrato, e agora sabendo que é o mesmo navio, quero menos ainda. Não volto nem fodendo pras garras desse mesmo supervisor e mesmo FDP Ass. Maitre D’. Tortura tem limite. Se mudar o navio, posso até pensar no caso. Vai depender do itinerário. Agora é assim, só to em busca de alguém pra pagar minha viagem pelo mundo. Haha e já decidi pensar que dinheiro é o de menos, que o mais importante é conhecer os lugares. Vou voltar pra casa com muito menos dinheiro que sonhei, ainda mais agora que o Real ta caro. Droga! Ai como é ruim ganhar em dólar, gastar em Euro e fazer as contas de quanto se gasta em Real. HOR-RÍ-VEL!

PS4: verdade que o Michael Jackson morreu engasgado com pé-de-moleque?
(viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva! A gente também escuta piada idiota por aqui!!!)

Ok, acabou. Tiau!
.